Tratamento simples e mais barato, o Coito Programado consiste no uso de doses baixas de medicações hormonais (comprimidos ou injeções) que provocam o crescimento de um folículo único ou de poucos folículos.
Deve-se realizar um acompanhamento ultrassonográfico seriado pelo qual se mede o tamanho dos folículos dominantes para, então, orientar o melhor momento para o casal manter relações sexuais.
O procedimento, também conhecido como “bebê-de-proveta”, envolve várias etapas, como: estímulo do crescimento de vários folículos ovarianos (com injeções ao redor de 10 a 14 dias) e controle ultrassonográfico seriado. Quando a maior parte dos folículos atinge um tamanho adequado, dá-se a última injeção que termina de amadurecer os óvulos de dentro dos folículos.
Esses óvulos são aspirados dos ovários através de uma agulha fina na extremidade do aparelho de ultrassom e entregues ao embriologista em um tubo. Neste dia a mulher recebe uma sedação para que não sinta dor durante a aspiração folicular. Os óvulos serão, então, colocados em uma placa juntamente com os espermatozoides preparados (capacitados) para que ocorra a fertilização